quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Controvérsias
quinta-feira, 26 de junho de 2008
CO²
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Brasil!
Densidade Demográfica (habitantes por km²)
IDH por estado. Como a legenda não apareceu, aí vai: verde escuro: +0,800 (elevado); verde: +/-0,700 (médio-alto); laranja: +/-0,600 (médio-baixo)
IDH por município. Em vermelho: 0,450 a 0,550; em laranja: 0,551 a 650; em amarelo: 0,651 a 0,750; em verde: 0,751 a 0,850; em azul: 0,851 a 1,000. Os poucos municípios "azuis" do Brasil estão no Sul e em São Paulo.
Porcentagem da população de cada estado alfabetizada.
População de cada estado.
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Diesel "limpo"
Vinheta da MTV para divulgar uma campanha a favor do diesel "limpo".
O diesel "limpo" é uma forte reivindicação do povo brasileiro. O diesel é um combustível que vem gerando intrigas atualmente. Pesquisas afirmam que o diesel, do jeito que vem sido produzido atualmente pela Petrobrás é "sujo". Isso significa que ele é bastante poluente. Ele é ácido e polui o ar. Na região metropolitana de São Paulo, isso causa a morte de mais de 3.000 pessoas por ano. A Petrobrás afirmou que irá produzir o diesel menos poluente, mas resta-nos aguardar para ver se é verdade, apesar das afirmações de que é necessário que a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) precisa aumentar a potência dos motores. Uma outra afirmação da empresa é de que até 2012 serão investidos R$9.000.000.000 em usinas para melhor tratamento do diesel. De qualquer maneira, espera-se que a Petrobrás desenvolva o diesel mais limpo o quanto antes, independentemente dos motores mais potentes, pois os atuais já podem utilizar-se do diesel mais limpo e poluir menos o ar. No momento, resta-nos aguardar.
terça-feira, 10 de junho de 2008
Amazônia
Amazônia. A bacia amazônica, com aproximadamente 7.000.000 km², é com certeza a maior do mundo. A floresta amazônica, com por volta de 5.500.000 km² também é, provavelmente, a maior floresta do mundo. Porém também é uma floresta com grande índice de desmatamento. E a maior parte do desmatamento da floresta amazônica ocorre no Brasil, mas não é para repreender o Brasil por causa disso, principalmente porque a maior parte da floresta está no Brasil - ou seja, de qualquer jeito, com a floresta sendo desmatada, a maior parte do desmatamento seria aqui - e mesmo assim muitos agressores da floresta não são brasileiros. Atualmente há muito que se falar sobre a Amazônia. A cada dia ela é mais desmatada, indígenas não tem direitos sobre suas terras, facilmente uma pessoa consegue comprar um trecho da floresta para usá-lo da maneira que preferir... A lista de problemas aumenta. Explicando os problemas já citados, devemos dizer que estão todos relacionados. Não foi detectado desmatamento nas terras pertencentes aos indígenas. Em contraste, 84% do desmatamento se dá em propriedades privadas. O índio tem direitos sobre sua terra, ou deveria ter, mas não poderia resistir se algum político ou pessoa com propriedades na Amazônia decidisse expulsá-los de suas terras, o que causaria um maior número de propriedades privadas, onde ocorre a maior parcela do desmatamento. Podemos conclir que, para que a floresta seja preservada, os índios não podem ser expulsos, recriminados, precisam manter suas terras. E, para finalizar, uma conclusão intrigante: 1% da floresta amazônica são 55.000 km². Ou seja, o que parece ser pouco é muito, na Amazônia.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Vídeo sobre El Niño
Vídeo sobre o El Niño em inglês com legendas em português. Em alguns momentos, talvez a legenda seja muito rápida para a leitura, então pause o vídeo para ler e depois aperte o play. Também há horas que é um pouco difícil de ler, pela letra branca num fundo branco, porém não é tão difícil. Como podemos ver no vídeo, provavelmente o El Niño afeta, sim, a média da tempertatura anual da Terra.
terça-feira, 1 de abril de 2008
El Niño/La Niña
Dengue
Vídeo sobre etanol
Vídeo sobre a experiência brasileira com o etanol. Aproveite para votar na enquete.
segunda-feira, 31 de março de 2008
Camada de ozônio
(Imagem do buraco na camada de ozônio)
Por mais que déssemos algumas dicas sobre como preservar a camada de ozônio, ninguém se importaria verdadeiramente. Que bom que, nesse caso, o hemisfério sul representa apenas 10% da destruição da camada de ozônio. E, de qualquer maneira, os agressores principais são as empresas, fábricas e coisas desse tipo, que insistem em não se preocupar com nada disso. O que nós poderíamos falar sobre isso? As conseqüências seriam: derretimento das calotas polares, o que causaria aumento no nível dos oceanos, o que causaria desaparecimento de cidades a nível do mar, como o Rio de Janeiro. Provocaria o desaparecimento das espécies animais que habitam estes locais e abriria espaço para a entrada dos raios ultra-violeta, que seriam totalmente prejudiciais à Terra, para os animais, para nós, para a natureza, os hábitats, os oceanos... Existem motivos de sobra para preservar a camada de ozônio, mas nada vai acontecer se o hemisfério Norte continuar do jeito que está.
domingo, 30 de março de 2008
Água
África.
Combustível
Mudança de Template
sexta-feira, 28 de março de 2008
Regras ecológicas
Art. 1: Da terra
Não seja bobo, ao invés de fazer brincadeiras desagradáveis como bolos de terra, plante árvores, pois muitas estão sendo desmatadas diariamente. Seria muito apreciável que as pessoas se mobilizassem com a questão do plantio de árvores.
Art. 2: Dos farofeiros
Quem nunca sentiu raiva das pessoas que vão à praia cheias de comida e com um rádio? Se você é uma delas, saiba que isso é uma coisa desumana, pois polui os mares e as praias.
Art. 3: Do plástico
Boa parte da população já sabe que o plástico leva décadas para se decompor sozinho. Apesar disso, o plástico nos parece tão útil que não podemos parar de usá-lo. O que fazer? Passe a usar o plástico tão somente quando necessário! Alguns mercados disponibilizam compra de sacolas plásticas - compre-as e utilize-as sempre que for fazer compras, não as jogue fora!
Art. 4: Da água
3/4 da Terra são água. Pensando assim, parece que nunca teremos problemas relacionados à falta de água. Porém, uma parte minúscula é aproveitável para nós: a maior parte é de água salgada, e uma parte está congelada em geleiras. Como se não bastasse, da pouca água doce que sobra, a maior parte está poluída. Então pense bem antes de passar 30 min. no banho!
Art. 5: Do Brasil
O Brasil contém a maior parte da maior floresta do mundo (Amazônia), que contém o maior rio do mundo, a maior diversidade de espécies, provavelmente a maior concentração de ar puro que existe. Além disso, temos o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal... E temos o álcool, que é um substituto em potencial para o petróleo. Por isso, algumas pessoas dizem que somos o futuro do mundo - e não estão erradas -, então preserve seu país e pare de dizer que quer morar na Europa.
Art. 6: Do Rio de Janeiro
As ruas de várias cidades brasileiras menos importantes são mais limpas que as do Rio de Janeiro, o cartão postal do Brasil. Uma cidade totalmente turística, porém a primeira visão de um turista a sair do aeroporto Galeão é de um mar poluído e mal-cheiroso. Pensem que a importância do Rio para o Brasil é o turismo, e tentem passar uma imagem melhor da cidade para as pessoas que vem para visitar.
Art. 7: Dos zoológicos
Uma coisa decepcionante no RJ é o zoológico. Pequeno, com pouco espaço para os animais. Provavelmente o leão ficará atrofiado em breve - se é que ele já não está. A elefanta fica sozinha em um espaço que, para um elefante, é muito pequeno. Se comparado com zoológicos ao redor do mundo, que até participam de projetos de preservação ambiental e relacionados a soltar de animais em cativeiro de volta a seu hábitat, o nosso zoológico precisa de sérias e reformas e contribuições.
Art. 8: Dos animais em extinção
Há um tempo atrás, correu a notícia de um único exemplar de ararinha-azul solto no Nordeste brasileiro. Era um único macho que, já que não teria parceiras, não poderia cruzar para salvar a espécie. O tempo passou e as pessoas esqueceram que estes animais precisam de ajuda. Na atualidade, só existem ararinhas-azuis em cativeiro, em zoológicos mais especializados. Porém este não foi o único caso de um animal correndo sérios riscos de extinção: ursos polares (derretimento de calotas polares), guepardos (destruição do hábitat de suas presas), peixes-boi (caça ilegal) e tantos outros também estão ameaçados atualmente.
Art. 9: Do lixo reciclável
Como visto no Art. 3, alguns materiais podem levar tempos e tempos para se decompor sozinhos. O plástico em especial parece ter uma solução bem simples, mas e os outros materiais, como o metal? Para estes (para o plástico também) existe a coleta seletiva, que divide os materiais em: orgânico, metal, papel, vidro e plástico. Eles coletam estes materiais para reciclá-los e utilizá-los novamente. Assim não há necessidade de jogar lixo na rua.
Art. 10: Conclusão
Vivemos em um paraíso, pelo menos em termos naturais, mas parece que algumas pessoas e empresas não respeitam este meio. Como devem sempre existir soluções alternativas, utilize a que menos desfavoreça a natureza.