quinta-feira, 26 de junho de 2008

CO²

CO2 é um tipo de gás que influencia a mudança climática na Terra. Isso porque o CO2 é um agressor da camada de ozônio. Por causa disso, foram feitas tentativas para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera da Terra. O Protocolo de Quioto foi um tratado que buscava um acordo entre os países para que a emissão deixasse de existir. Mas não teve muito sucesso, porque:

- Os EUA não assinaram

- Foi esquecido, os países voltaram a emitir CO2 em grande quantidade.

Os EUA não terem assinado é um ponto crucial da história. Justamente porque a emissão de CO2 dos EUA é de 20,6 per capita.
Acontece que alguns países, estados e províncias parecem estar isolados do resto do mundo, porque:

- O Reino Unido(com 60.000.000 habitantes) emite mais CO2 o Egito, Nigéria, Paquistão e Vietnã combinados (total de 472.000.000 habitantes).

- A Holanda emite mais CO2 que a Bolívia, a Colômbia, Peru, Uruguai e os sete países da América Central continental combinados.

- O estado de New South Wales, na Austrália tem uma emissão de CO2 comparável à emissão de Bangladesh, Camboja, Etiópia, Quênia, Marrocos, Nepal e Sri Lanka combinados.

- O estado do Texas (com 23.000.000 habitantes) produz 12% da emissão de CO2 dos EUA. Isso equivale a mais do que a emissão da região da África chamada de África subsaariana, com 720.000.000 de habitantes.

Algo mais a acrescentar. A Rússia tem uma emissão equivalente a 10,3 CO2. Apesar disso, está de parabéns, pois antes emitia 13,4 CO2. O Brasil tem uma emissão de 1,8 CO2. Parabéns ao Brasil, que se mantém emitindo pouco CO2. O Vietnã, atualmente, tem uma emissão equivalente a 1,2 CO2. Por menos que seja, o Vietnã não está de parabéns, porque antes sua emissão equivalia a 0,3 CO2, ou seja, o Vietnã passou a emitir quatro vezes mais. Seguem um gráfico e um mapa sobre o assunto.



Gráfico sobre a porcentagem da produção de CO2 de alguns países. Essa porcentagem tem como base a produção total do mundo.


Mapa distorcido, o tamanho dos países é equivalente à produção de CO2 deles. Note que alguns quase não aparecem no mapa.

Nenhum comentário: