quinta-feira, 26 de junho de 2008

CO²

CO2 é um tipo de gás que influencia a mudança climática na Terra. Isso porque o CO2 é um agressor da camada de ozônio. Por causa disso, foram feitas tentativas para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera da Terra. O Protocolo de Quioto foi um tratado que buscava um acordo entre os países para que a emissão deixasse de existir. Mas não teve muito sucesso, porque:

- Os EUA não assinaram

- Foi esquecido, os países voltaram a emitir CO2 em grande quantidade.

Os EUA não terem assinado é um ponto crucial da história. Justamente porque a emissão de CO2 dos EUA é de 20,6 per capita.
Acontece que alguns países, estados e províncias parecem estar isolados do resto do mundo, porque:

- O Reino Unido(com 60.000.000 habitantes) emite mais CO2 o Egito, Nigéria, Paquistão e Vietnã combinados (total de 472.000.000 habitantes).

- A Holanda emite mais CO2 que a Bolívia, a Colômbia, Peru, Uruguai e os sete países da América Central continental combinados.

- O estado de New South Wales, na Austrália tem uma emissão de CO2 comparável à emissão de Bangladesh, Camboja, Etiópia, Quênia, Marrocos, Nepal e Sri Lanka combinados.

- O estado do Texas (com 23.000.000 habitantes) produz 12% da emissão de CO2 dos EUA. Isso equivale a mais do que a emissão da região da África chamada de África subsaariana, com 720.000.000 de habitantes.

Algo mais a acrescentar. A Rússia tem uma emissão equivalente a 10,3 CO2. Apesar disso, está de parabéns, pois antes emitia 13,4 CO2. O Brasil tem uma emissão de 1,8 CO2. Parabéns ao Brasil, que se mantém emitindo pouco CO2. O Vietnã, atualmente, tem uma emissão equivalente a 1,2 CO2. Por menos que seja, o Vietnã não está de parabéns, porque antes sua emissão equivalia a 0,3 CO2, ou seja, o Vietnã passou a emitir quatro vezes mais. Seguem um gráfico e um mapa sobre o assunto.



Gráfico sobre a porcentagem da produção de CO2 de alguns países. Essa porcentagem tem como base a produção total do mundo.


Mapa distorcido, o tamanho dos países é equivalente à produção de CO2 deles. Note que alguns quase não aparecem no mapa.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Brasil!

O Brasil, por mais que hajam contradições, vem tendo grandes conquistas, como prova o relatório da ONU sobre IDH (Índice de Desnsenvolvimento Humano): em 2000, o IDH do Brasil era 0,789. Já em 2005, o IDH subiu para 0,800. O que me levou a este post foi a recente notícia de que pesquisas revelam que o Brasil é o segundo país com maior entrosamento ecológico do mundo; em primeiro na lista consta a Índia. Na lista, constam fatores como lixo, preservação de reservas ambientais, patrimônios da humanidade, etc. Entendam que, em casos como o desmatamento na Amazônia, o Brasil busca a preservação, mas não podemos dizer o mesmo dos EUA. Seguem mapas com informações sobre o Brasil.


Densidade Demográfica (habitantes por km²)


IDH por estado. Como a legenda não apareceu, aí vai: verde escuro: +0,800 (elevado); verde: +/-0,700 (médio-alto); laranja: +/-0,600 (médio-baixo)


IDH por município. Em vermelho: 0,450 a 0,550; em laranja: 0,551 a 650; em amarelo: 0,651 a 0,750; em verde: 0,751 a 0,850; em azul: 0,851 a 1,000. Os poucos municípios "azuis" do Brasil estão no Sul e em São Paulo.


Porcentagem da população de cada estado alfabetizada.


População de cada estado.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Diesel "limpo"


Vinheta da MTV para divulgar uma campanha a favor do diesel "limpo".


O diesel "limpo" é uma forte reivindicação do povo brasileiro. O diesel é um combustível que vem gerando intrigas atualmente. Pesquisas afirmam que o diesel, do jeito que vem sido produzido atualmente pela Petrobrás é "sujo". Isso significa que ele é bastante poluente. Ele é ácido e polui o ar. Na região metropolitana de São Paulo, isso causa a morte de mais de 3.000 pessoas por ano. A Petrobrás afirmou que irá produzir o diesel menos poluente, mas resta-nos aguardar para ver se é verdade, apesar das afirmações de que é necessário que a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) precisa aumentar a potência dos motores. Uma outra afirmação da empresa é de que até 2012 serão investidos R$9.000.000.000 em usinas para melhor tratamento do diesel. De qualquer maneira, espera-se que a Petrobrás desenvolva o diesel mais limpo o quanto antes, independentemente dos motores mais potentes, pois os atuais já podem utilizar-se do diesel mais limpo e poluir menos o ar. No momento, resta-nos aguardar.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Vídeos sobre compra de terras na Amazônia

Parte 1:


Parte 2:

Amazônia



Amazônia. A bacia amazônica, com aproximadamente 7.000.000 km², é com certeza a maior do mundo. A floresta amazônica, com por volta de 5.500.000 km² também é, provavelmente, a maior floresta do mundo. Porém também é uma floresta com grande índice de desmatamento. E a maior parte do desmatamento da floresta amazônica ocorre no Brasil, mas não é para repreender o Brasil por causa disso, principalmente porque a maior parte da floresta está no Brasil - ou seja, de qualquer jeito, com a floresta sendo desmatada, a maior parte do desmatamento seria aqui - e mesmo assim muitos agressores da floresta não são brasileiros. Atualmente há muito que se falar sobre a Amazônia. A cada dia ela é mais desmatada, indígenas não tem direitos sobre suas terras, facilmente uma pessoa consegue comprar um trecho da floresta para usá-lo da maneira que preferir... A lista de problemas aumenta. Explicando os problemas já citados, devemos dizer que estão todos relacionados. Não foi detectado desmatamento nas terras pertencentes aos indígenas. Em contraste, 84% do desmatamento se dá em propriedades privadas. O índio tem direitos sobre sua terra, ou deveria ter, mas não poderia resistir se algum político ou pessoa com propriedades na Amazônia decidisse expulsá-los de suas terras, o que causaria um maior número de propriedades privadas, onde ocorre a maior parcela do desmatamento. Podemos conclir que, para que a floresta seja preservada, os índios não podem ser expulsos, recriminados, precisam manter suas terras. E, para finalizar, uma conclusão intrigante: 1% da floresta amazônica são 55.000 km². Ou seja, o que parece ser pouco é muito, na Amazônia.